Ínicio, Videos, Fotos

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Comunicação Organizacional

Atualmente no mundo corporativo tem - se trabalhado um tema de grande relevância para o dia-a-dia em uma organização, que privilegia a valorização do trabalho em equipe. Pois, para que consiga progredir nas suas funções, deve existir ao invés de um grupo de pessoas, o envolvimento de indivíduos que entendam o verdadeiro conceito de trabalho em equipe e de grupo de trabalho.
Para existir o trabalho em equipe, as pessoas, no exercício das suas funções, comunicam-se e relacionam-se no cumprimento de suas responsabilidades. Neste processo da comunicação ocorrem ruídos ou distúrbio na mensagem, promovendo o chamado problema da comunicação. Com isso e com os desejos e anseios de cada indivíduo, ocorrem os conflitos e desacordos dentro da organização.
Sabe-se que é impossível uma empresa não ter conflitos, porém, pode-se administrar estes possíveis conflitos e fazer com que a empresa até ganhe com eles.
No livro “Transformando suor em Ouro”, Rezende (2006) trabalha em sua equipe a busca da constante excelência, através da disciplina; motivação; liderança; trabalho em equipe; a cumplicidade; o comprometimento e a ética; construindo assim, a roda da excelência.
A organização deve trabalhar o processo da comunicação, gerando um ambiente de trabalho agradável e, por meio da comunicação organizacional administrar os conflitos e gerar possibilidade de com soluções e respostas, que nunca imaginaria, com uma equipe eficiente, eficaz e efetiva.
Todas as pessoas gostam de serem tratadas com respeito e compreensão. Ao se preocupar com isso, o departamento de gestão de pessoas procura promover a interação social entre elas, uma vez que sempre existe a necessidade de se comunicarem umas com as outras. Portanto, as organizações em geral, devem se preocupar mais com o desenvolvimento do trabalho em equipe, para a realização e cumprimento de metas e tarefas no trabalho dos colaboradores.

REZENDE, Bernado Rocha de. Bernadinho: Transformando Suor em Ouro. –Rio de Janeiro: Sextante, 2006.