Uma das questões mais importantes em nosso cotidiano são os relacionamentos. Desta forma, devemos saber como nos relacionar com os variados tipos de pessoas.
Depois que aprendemos a identificar o tipo de pessoas que estamos nos relacionando, fica muito fácil lidar com cada um destes. Inicialmente, devemos nos lembrar dos quatros princípios básicos: do bem, o da alegria, o do amor e o da ação; os quais facilitaram lidarmos com pessoas difíceis.
Para identificarmos o tipo de pessoa que estamos lidando, se torna necessário observarmos os sinais explícitos em todos os gestos, atitudes, comportamentos, conversações, etc. Não é necessário ser um especialista em comportamentos para identificar o tipo da pessoa que se está a negociar, trabalhar, estudar e/ou a formar uma amizade, basta apenas levar em consideração os sinais.
Atualmente, podemos encontrar dos tipos de pessoas (dissimulado, inseguro, impulsivo, arrogante, autoritário, dominador, controlador) em todos os lugares. Assim, torna-se necessário estudar cada um dos tipos de pessoa e analisamos se temos o nosso "melhor amigo (a)" como um destes.
Em diversas situações permitimos que os outros nos levem por uma determinada motivação até onde ela quer, conseguindo o que ela quer de nós.
Mesmo sendo de nossa vontade, não podemos mudar os outros, desta forma, precisamos nos remediar para lidarmos com todos os tipos de pessoas. Até com as difíceis.
Mostra-se fundamental importância nos remediarmos com a alegria, o amor, a carisma, o perdão, a busca constante da paz, da integridade, sinceridade e acima de tudo de DEUS.
Como Lidar Com Pessoas Díficeis, de: (Victor Civita. Ed. Nova Cultura; 2005)